Por que corrigir a postura dos adolescentes é sinônimo de qualidade de vida?
- Ranaly Chaves
- 21 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

Muitas pessoas procuram fazer Pilates porque mesmo sendo uma atividade de baixo impacto, o Método apresenta resultados excelentes aos praticantes. Diante disso, um grande desafio que vem sendo encontrado em Studios são os problemas na postura dos adolescentes.
Então vem a pergunta: como o Método pode ajudar a melhorar a postura desse público?
O que é ter uma boa postura?
A boa postura pode ser definida como a posição corporal conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os músculos, ossos e articulações alinhados e funcionando de maneira adequada, em sintonia. A boa postura não causa dor e não sobrecarrega a musculatura.
Diferentemente dos adultos, crianças e jovens geralmente prestam menos atenção à postura, passando muitas horas em frente ao computador ou sentados de maneira inadequada. O excesso de peso nessa fase também pode ser fator de risco para desenvolvimento da má postura.
No entanto, na fase entre os 10 e 19 anos, ainda não ocorreu a completa consolidação das relações anatômicas e estruturais, sendo a má postura dos adolescentes ainda modificável nessa etapa da vida.
Outro fator que ocorre nesse período é o pico de crescimento no qual as estruturas da coluna crescem mais rápido e nesse momento podem gerar as desigualdades e compensações que serão carregadas para a vida adulta.
Além dos fatores externos como a posição corporal de visualização do celular por horas seguidas, o carregamento de mochilas pesadas, muitas vezes em um ombro apenas, faz com que o queixo e os ombros se projetam para frente e para baixo podendo colocar tensão adicional através do pescoço, ombros e costas.
A fadiga destes músculos conduz a dores posturais e de cabeça, além de outros problemas como:
Dores nas costas e no pescoço;
Desgaste nas articulações;
Alterações nos ossos;
Desvios na coluna (hiperlordose, hipercifose e escoliose).
Importância da postura correta
Uma das principais buscas em Studios de Pilates são de problemas relacionados à postura dos adolescentes. O principal benefício de manter ela correta é potencializar a qualidade de vida e o bem-estar corporal.
Entre outros benefícios estão:
Aumentar o alcance do movimento;
Promover o movimento eficiente;
Aliviar a dor em todo o corpo;
Melhorar a função muscular e a circulação sanguínea;
Tirar a pressão de órgãos comprimidos.
Vantagens do Pilates para a postura dos adolescentes
A boa postura reduz a fadiga muscular e também as dores nas costas, ombros e pescoço.
Nisso, o Pilates pode ajudar. Alguns estudos demonstram que as pessoas ativas têm chances reduzidas de desenvolverem cifose quando comparado com pessoas sedentárias.
O Método contribui para reforçar os padrões de movimentos e fortalecimento muscular dos adolescentes e garantir um alinhamento postural na etapa mais importante da formação da postura.
O RPG (Reeducação Postural Global) é um tipo de tratamento conservador que, junto com exercícios de alongamento e fortalecimento (como no Pilates), além de estímulos à eletricidade e o uso de órteses, ajuda na postura e é indicado também para adolescentes.
Isso significa que o tratamento conservador para problemas posturais de coluna são multidisciplinares e envolve cada técnica e especialidade de acordo com a necessidade do paciente.
O Pilates também tem outros benefícios, incluindo melhorias na força, controle motor e resistência, redução na percentagem de gordura corporal, massa gorda, relação cintura/quadril e pressão sanguínea.
Nesta fase de grandes e complexas mudanças corporais e mental, o Método vem sendo um aliado fundamental.
Fonte: Blog Pilates
Comentarios